Aprendendo a ver o simples evitando análises complexas

Observe bem o gráfica da OGXP3 no período semanal

O gráfico acima está na periodicidade semanal, veja como os movimentos são mais longos e definidos, e por conseqüência a operação é mais tranqüila. A cada dia surgem novos métodos de análises, buscamos respostas através de combinações de indicadores, médias móveis, volume, entre tantos outros, ou seja, sempre complicando o método. No gráfico acima utilizamos somente suporte e resistência. A cada resistência uma nova entrada com stop no fundo anterior. Percebemos que qualquer ponto de entrada gerado no gráfico não foi acionado seu stop. Método simples e um bom investimento para longo prazo não?

Se o movimento seguir conforme script, conseguimos um Postion Trade de sucesso aqui no Blog, pois pegamos este último fundo se formando com maestria. Veja setup clicando aqui.


Comentários

Eduardo K. disse…
muito bom, Wagner. O que eu tenho muita dificuldade é de conseguir achar os fundos e topos. Será que voce pode me comentar de forma suscinta como voce faz? Que tecnica usa? O que analisa para saber se está em um fundo ou em um topo? Abraços, Edu
Wagner disse…
Olá Eduardo,

Esta técnica venho buscando aprimorar todos os dias, é um desafio grande tentar pelo menos se aproximar dos fundos e topos. Mais em linhas gerais vou tentar passar um pouco do que venho usando, só não vou conseguir ser breve no assunto, pois são muitos detalhes...

Tendência de alta - utilizo bastante fibonnaci, sempre quando papel forma topo acompanho até se aproximar das retrações de fibo e normalmente a correção vai até 61,8%, também neste nível é possível perceber que os candles vão perdendo a força, ficando menos voláteis e com corpo pequeno, então aparece um candle de reversão indicando força compradora no ativo, aí começo configurar setups. Mais um recurso utilizado é a correção no tempo, analiso quantidade de candles que levou pra subir e quando cai o mesmo tanto considero correção 1 no tempo, há casos que a correção vai até 2 ou mais no tempo.

Papel andando de lado - quando o papel entra em congestão procuro aguardar se aproximar de suportes para configurar setups, sempre esperando movimentos curtos.

Tendência de baixa - na maioria dos casos papel entra em um canal, onde fundo na linha inferior (suporte) e topo na linha superior (resistência)

Nos topos procuro observar a força dos candles, sempre no final de uma subida eles começam perder a força, gerando candles de indecisão, e martelos invertidos. Também respeitam bastante resistências históricas e projeção de fibonacci.

Também utilizo muito LTAs, LTBs e o indicador de tendência MACD

Às vezes entramos em um papel e tomamos o famoso violino no fundo, e também vendemos em um determinado objetivo e o papel continua subindo... mas isto faz parte, é preciso treinar o emocional para não se aborrecer com isto e seguir friamente a estratégia definida estando atendo para mudanças no meio do caminho.

Teríamos assunto pra noite inteira, mais procurei passar um pouco de forma reduzida a batalha enfrentada na busca de topos e fundos no dia a dia do mercado financeiro.

Caso queira compartilhar algumas técnicas que você utiliza fique a vontade. Compartilhando vamos aprendendo juntos...

Grande abraço,
Wagner
Eduardo K. disse…
Ola Wagner, obrigado pela tua resposta, e por compartilhar os teus conhecimentos. Eu sou um curioso aqui na bolsa. Na verdade eu nunca fiz nenhum curso e o que eu sei foi aprendendo ao ler em foruns, blogs, etc. Como eu tenho bastante dificuldade de identificar os fundos e topos, eu tento basear meus trades sempre nas Bandas de Bollinger e no IFR. Desta forma eu fico sempre de olho quando um papel está estreitando as Bandas (sempre analiso no grafico semanal porque meus investimentos são sempre de MP/LP) e baseado na situação da economia (especialmente a tendencia do IBOV) eu tomo a minha decisão. Se a situação do mercado é favorável, eu compro, se existem muitos ruidos na economia, mesmo com as BB fechadas e com IFR indicando sobrevenda eu evito de investir. Assim eu estou posicionado no momento com IGBR3, que creio seja uma boa oprtunidade se analisares por BB. No mais, tambem uso muito da intuicao - extamanete por eu nao ter base tecnica para maiores aventuras. Nessa condição eu entrei em JBSS3 na semana passada, e ate aqui estou me dando bastante bem. Ando sempre com um stop móvel para proteger os meus lucros, e evitar as perdas. Um abraço,
Wagner disse…
Obrigado por compartilhar Eduardo :)

Postagens mais visitadas deste blog

Papéis das empresas do empresário Eike retomando juntos